Grupo TAP mantém-se no 'vermelho' mas atenua prejuízos para 27,7 ME em 2016
http://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/grupo-tap-mantem-se-no-vermelho-mas-atenua-prejuizos-para-277-me-em-2016?ref=cmaominuto_timeline
TAP com prejuízo de €28,2 milhões no primeiro semestre 2016
TAP fecha 2015 com piores prejuízos desde 2008 –
http://observador.pt/2016/04/13/tap-fecha-2015-piores-prejuizos-desde-2008/
A TAP SGPS, que detém todas as atividades do grupo, obteve um prejuízo de 27,7 milhões de euros em 2016, o que compara com perdas de 156 milhões no exercício anterior, segundo o Relatório e Contas.
Já antes de impostos, o resultado foi negativo em 28,3 milhões de euros, um desagravamento face aos 180,6 milhões negativos no ano anterior, enquanto a nível operacional [antes de gastos de financiamento e impostos], a empresa obteve um resultado positivo de 13 milhões de euros, o que compara com 117,3 milhões de euros negativos em 2015.
"O resultado apresentado pelo grupo, embora ainda negativo, apresentou uma significativa melhoria, estando contudo largamente influenciado por uma conjuntura marcadamente desfavorável em alguns dos principais mercados da empresa no longo curso, tradicionalmente mais rentáveis", lê-se no Relatório e Contas.
TAP deve 10ME a Angola por esquema de lavagem de dinheiro 15:51 por Mariana Branco 0 O Departamento Central de Investigação e Acção Penal deduziu acusação contra três advogados e quatro pessoas ligadas à TAP
http://www.sabado.pt/dinheiro/detalhe/tap-deve-10me-a-angola-por-esquema-de-lavagem-de-dinheiro
E PRONTO TAP NOVAMENTE INVESTIGADA A AIRBUS È O FORNECEDOR DA TAP e o compadrio
Jornal de Notícias partilhou uma ligação.
Novo administrador da Sonangol investigado por suspeitas de ...
ZAP-21/11/2017
... no âmbito do caso de desvio e lavagem de dinheiro que envolve a companhia aérea da petrolífera angolana, a Sonair, e a TAP Air Portugal.
Lavagem de dinheiro: TAP ficou a dever 10 milhões a Angola
Público.pt-04/08/2017
A TAP ficou a dever dez milhões de euros a uma subsidiária da Sonangol por causa de um esquema de corrupção montado em benefício das ...
Ex-administrador da TAP suspeito de branquear capitais angolanos
Público.pt-21/07/2017
Segundo explica este departamento do Ministério Público, o dinheiro que circulava da Sonair para a TAP era, depois, branqueado com a ...
TAP usada para “lavar” milhões angolanos de origem duvidosa
ZAP-21/07/2017
ZAP-21/07/2017
Ver todos
Tribunal de Contas diz que ex-governante não defendeu o interesse do Estado nas contrapartidas da compra do avião C-295.
Chineses da TAP acusados de prestar informações falsas na Suíça ´
O regulador suíço de aquisições acusa o grupo chinês HNA, que detém 2,52% do capital da TAP, de prestar informações falsas na compra da empresa de catering Gategroup.
Segundo a Bloomberg, o gabinete de aquisições da Suíça descobriu que a HNA terá declarado percentagens incorretas da participação dos seus maiores acionistas – Bharat Bhise e Guan Jun – no prospeto de compra do Gategroup apresentado em maio de 2016.
Na altura, a HNA tinha declarado que Bharat Bhise e Guan Jun detinham 17,40% e 12,35% do capital, respetivamente. Contudo, as posições destes acionistas eram ligeiramente inferiores: 17,15% para Bharat Bhise e 12,01% para Guan Jun, adianta este domingo a versão online do Financial Times.
Além disso, o grupo chinês não indicou às autoridades suíças que estes dois acionistas eram administradores da HNA.
Ao ter falhado nestas informações, a HNA terá de pagar uma multa de 50 000 francos suíços (43 000 euros). Um porta-voz da HNA já disse que o grupo chinês cooperou totalmente com as autoridades suíças e que respeita a sua autoridade nesta questão.
Este processo não põe em causa a compra do grupo Gategroup; este processo ficou concluído em dezembro de 2016 por 1,4 mil milhões de francos suíços (1,2 mil milhões de euros).
O grupo chinês HNA tem gerado polémica nos mercados internacionais, por causa da falta de clareza da sua estrutura acionista e das suas fontes de financiamento. Isto levou ao afastamento de alguns bancos internacionais da HNA.
O grupo chinês HNA entrou no capital da TAP em julho. A chegada do grupo chinês ao capital da companhia aérea portuguesa foi feita através da entrada no capital do consórcio Atlantic Gateway, que detém 45% da empresa liderada por Fernando Pinto. O investidor asiático, ao possuir 5,6% do consórcio liderado por Humberto Pedrosa e David Neeleman, passou a deter 2,52% do capital da TAP.
TAP confirma investigação da PJ nas instalações - Jornal de Notícias
investigação policial" nas instalações da empresa, indicando que ...
TAP deve 10ME a Angola por esquema de lavagem de dinheiro 15:51 por Mariana Branco 0 O Departamento Central de Investigação e Acção Penal deduziu acusação contra três advogados e quatro pessoas ligadas à TAPhttp://www.sabado.pt/dinheiro/detalhe/tap-deve-10me-a-angola-por-esquema-de-lavagem-de-dinheiro
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O regulador suíço de aquisições acusa o grupo chinês HNA, que detém 2,52% do capital da TAP, de prestar informações falsas na compra da empresa de catering Gategroup.
Segundo a Bloomberg, o gabinete de aquisições da Suíça descobriu que a HNA terá declarado percentagens incorretas da participação dos seus maiores acionistas – Bharat Bhise e Guan Jun – no prospeto de compra do Gategroup apresentado em maio de 2016.
Na altura, a HNA tinha declarado que Bharat Bhise e Guan Jun detinham 17,40% e 12,35% do capital, respetivamente. Contudo, as posições destes acionistas eram ligeiramente inferiores: 17,15% para Bharat Bhise e 12,01% para Guan Jun, adianta este domingo a versão online do Financial Times.
Além disso, o grupo chinês não indicou às autoridades suíças que estes dois acionistas eram administradores da HNA.
Ao ter falhado nestas informações, a HNA terá de pagar uma multa de 50 000 francos suíços (43 000 euros). Um porta-voz da HNA já disse que o grupo chinês cooperou totalmente com as autoridades suíças e que respeita a sua autoridade nesta questão.
Este processo não põe em causa a compra do grupo Gategroup; este processo ficou concluído em dezembro de 2016 por 1,4 mil milhões de francos suíços (1,2 mil milhões de euros).
O grupo chinês HNA entrou no capital da TAP em julho. A chegada do grupo chinês ao capital da companhia aérea portuguesa foi feita através da entrada no capital do consórcio Atlantic Gateway, que detém 45% da empresa liderada por Fernando Pinto. O investidor asiático, ao possuir 5,6% do consórcio liderado por Humberto Pedrosa e David Neeleman, passou a deter 2,52% do capital da TAP.
TAP confirma investigação da PJ nas instalações - Jornal de Notícias
https://www.jn.pt/.../tap-confirma-investigacao-da-pj-nas-instalacoes-8923049.html
há 3 dias - A TAP confirmou, esta quinta-feira, que decorreu na terça-feira uma "Buscas na TAP. Denúncia anónima dá origem a investigação da PJ
https://www.dn.pt/.../buscas-na-tap-denuncia-anonima-da-origem-a-investigacao-da-p...
há 3 dias - A Polícia Judiciária fez esta quarta-feira buscas nas instalações da TAP, após denúncia anónima acerca de irregularidades na distribuição das ...TAP ajudou elite angolana a branquear dinheiro, revela investigação
https://www.publico.pt/.../tap-ajudou-elite-angolana-a-branquear-dinheiro-revela-investi...
22/07/2017 - Ex-administrador da TAP suspeito de corrupção. ... É mais uma investigação da Polícia Judiciária que compromete figuras da elite angolana.Notícias ao Minuto - PJ fez buscas na TAP. Investigação "está em ...
https://www.noticiasaominuto.com/.../pj-fez-buscas-na-tap-investigacao-esta-em-segre...
há 3 dias - PJ fez buscas na TAP. Investigação "está em segredo de justiça" ... tratar de uma "investigação em sede de segredo de justiça", a TAP "nada ...Organização de direitos humanos pede investigação a chineses da TAP
www.jornaldenegocios.pt/.../organizacao-de-direitos-humanos-pede-investigacao-a-ch...
16/08/2017 - A organização de direitos humanos chineses pede investigações aos ... empresas europeias, entre as quais a companhia portuguesa TAP.Chineses da TAP investem mais de mil milhões em empresa de ...
www.jornaldenegocios.pt/.../chineses_da_tap_investem_mais_de_mil_milhoes_em_e...
11/04/2016 - Chineses da TAP investem mais de mil milhões em empresa de "catering". O grupo HNA, que tem autorização do Governo para entrar no ...Aquisições - Chineses da TAP acusados de prestar informações ...
https://www.dn.pt/.../chineses-da-tap-acusados-de-prestar-informacoes-falsas-na-suica-...
há 2 dias - Informações falsas não põem em causa negócio com grupo de catering mas valem multa de 43 000 euros à HNA.Airbus confirma buscas judiciais em investigação sobre alegada corrupção
Em causa estarão os contratos celebrados entre a empresa e o Cazaquistão.SALARIOS TAP FUNCIONARIOS PUBLICOS EMPRESA DO ESTADO
Bons empregos é na TAP
Domingo, 13.10.13
Uma coisa é ser assistente de bordo numa companhia aérea; outra é sê-lo na TAP, algo que já tem um estatuto lendário na aviação comercial mundial. Salários colossais, regalias e períodos de descanso sem fim, bem vindos ao regabofe TAP!
________________________________________
Salários dos comissários e assistentes de bordo TAP
A profissão de comissário ou assistente de bordo na TAP é provavelmente o emprego por conta de outrem mais bem pago de Portugal, face às habilitações literárias requeridas, que são basicamente o 12º ano de escolaridade (ah, sim, e têm que saber falar inglês e não podem ter tatuagens ou piercing visíveis quando fardados). E face às horas trabalhadas, que são muito poucas por comparação com as restantes profissões.
Este é o tipo de informação que o pessoal de cabine da TAP não está muito interessado que seja conhecido do público (apesar de a TAP ser uma empresa pública), mas vamos tentar perceber quais são os salários e quanto é que ganham.
Tanto quanto foi possível determinar, esta é a tabela salarial dos comissários e assistentes de bordo (só foi possível obter a de 2006, e não foi fácil, mas antes isto do que nada):
[Chave: CAB = Comissário / Assistente de Bordo; C/C = Chefe de cabine; S/C = Supervisor de cabine]
Para começar, temos o vencimento fixo que pode ir até dos 570€ aos 2.455€ por mês. Mas isto é só o vencimento fixo! Há depois uma miríade de "miminhos" que ainda é preciso somar a este valor. Vejamos:
Por cada dia em que voe, sem prejuízo de outros extras e subsídios, o tripulante recebe um valor "Per Diem" de cerca de 70€.
Se não voar, por não ser escalado, recebe em alternativa, por dia, uma "Prestação retributiva especial" de 3,5% do vencimento fixo (de 19,95€ a 85,93€). No mínimo, são sempre garantidos 15 dias desta prestação por mês, mesmo que se por alguma razão o tripulante não voasse nenhum dia. Estaria mesmo assim garantido um acrécimo de 3,5% x 15 dias, ou seja, mais 52,5% do vencimento fixo mensal.
Mas há mais! Mais do que ganhar bom dinheiro e viajar, o que estes nossos amigos gostam mesmo é de descansar muito e ter muito tempo livre (descanso, folga, assistência, you name it). Assim, foi estabelecido um plafond de 780 horas por ano para ter direito a estes valores. Como um ano tem 52 semanas, 780 horas / 52 = 15 horas por semana. Para receber o salário, na TAP basta voar em média 15 horas por semana.
Então, um trabalhador normal no sector privado, trabalha 40 horas por semana, enquanto que na TAP, para receber estes salários bastante elevados, basta voar 15 horas por semana. Organizando bem as coisas, consegue-se voar isso em 2 ou, vá lá, 3 dias por semana. O resto pode depois ser passado no bem bom.
Ou então, se ultrapassarem o plafond e voarem mais de 15 horas por semana, recebem as horas extra-plafond pelo valor de 2,5% do vencimento fixo, que pode ir dos 14,25€ aos 61,38€/hora no topo da carreira.
Mas o melhor é o modo como estas são calculadas! 2,5 por cento do vencimento mensal? Importa-se de repetir?
Os trabalhadores do sector privado trabalham 40 horas por semana, o que dá uma média de 174 horas/mês (365/7x40/12). Se um mês de salário paga 174 horas, uma hora vale X = (salário mensal) / 174. Ou, em percentagem, 100 / 174 = 0,57% do salário.
Mas na TAP, se uma hora extra vale 2,5% do ordenado (versus 0,57%), isso significa que essa hora-extra na TAP é valorizada em mais do quádruplo (4,35 x) da hora dos trabalhadores do sector privado! E só têm que voar mais de 15 horas por semana para começar a ganhar a sério, a somar ao vencimento fixo e aos "Per Diem" ou Retribuições Especiais!
Façamos um exemplo: imaginemos que um tripulante (comissário/assistente de bordo) voa uma média de 25 horas por semana (15 plafond + 10 horas extra). Um mês tem em média 30,42 dias (365 / 12) e tem em média 4,34 semanas (30,42 / 7). O número médio de horas extra nesse mês é 43 (4,34 x 10). A 2,5% cada hora, temos 43 x 2,5% = 107%, ou seja, vai somar ao seu ordenado mais um ordenado em horas extra!
Claro que muitos optam por não trabalhar mais do que o mínimo obrigatório, e ficam com um muito bom salário e passam o resto do tempo na boa vai ela, mas sobre isso falaremos depois!
A isto ainda é necessário somar o "Per Diem" diário se voarem ou a Prestação Retributiva Especial diária (3,5% VF) se não voarem, ambos pagos com uma garantia mínima de 15 dias por mês. Com um "Per Diem" de 70€ garantido no mínimo em 15 dias, são 1.050€ a somar aos valores anteriores.
Façamos então um cálculo aproximado para um PNC com 43 horas extra por mês:
Para o nível intermédio da tabela salarial CAB V (valores ilíquidos):
Vencimento Fixo: 1.759€
Horas extra (43/mês): 1.890€
Per diem mín (15 dias): 1.050€
Total: 4.699€
Para o nível de topo da tabela salarial S/C III (valores ilíquidos):
Vencimento Fixo: 2.455€
Horas extra (43/mês): 2.639€
Per diem mín (15 dias): 1.050€
Total: 6.144€
Parece bom, não parece? Mas as prebendas dos PNC não ficam por aqui. Quando vão de férias, são 5 semanas (estão tão habituados a descansar que 22 dias iria parecer-lhes pouco), e além de dois vencimentos mensais (mês de férias mais subsídio de férias), recebem todos um miminho de 350€ para ajudar nas despesas das férias.
Isto para além de viagens grátis ou a preços simbólicos para eles, filhos, família, namorados e amigos.
Outras regalias na TAP
• Infantário 24 horas por dia e 365 dias por ano, para crianças dos quatro meses aos cinco anos de idade, para dar assistência aos tripulantes em deslocação
• Refeitório que serve cerca de 3200 refeições por dia, entre almoços, jantares e ceias
• Unidade de cuidados de saúde (nos dias úteis, até às 20h). Fora deste período é assegurada a prestação de assistência médica domiciliária e o aconselhamento médico via telefone, disponíveis 24 horas por dia
• Seguro de vida, com cobertura dos riscos de morte e invalidez total e permanente
• Complemento da pensão de reforma aos colaboradores admitidos até 31 de Maio de 1993, no quadro permanente. Os pilotos têm ainda um esquema especial de complemento de reforma para compensar a uniformização da idade de reforma aos 65 anos
• Cedência de lugares em voos com tarifas grátis ou com descontos especiais, condicionada à disponibilidade de lugares não vendidos
• Subsídio para material escolar atribuído aos filhos dos colaboradores em idade escolar
• Ginásio com condições especiais para todos os colaboradores, reformados, pré-reformados e seus familiares
• Plano de saúde com acesso a serviços médicos a uma taxa reduzida
• Apoio social e aconselhamento aos trabalhadores nas diversas situações do seu quotidiano
• Fundo de solidariedade para a concessão de empréstimos monetários reembolsáveis, em casos de carência
Mas eles sofrem muito, coitados. Queixam-se muito e estão sempre prontos para a greve. É por isso que agora enveredaram por uma espécie de greve de zelo em que decidem (quem decide é o/a chefe de cabine) que não há serviço de refeição para os passageiros (passageiros que compraram os bilhetes e que lhes pagam o ordenado), mas para os PNC há sempre comidinha, coitadinhos, ainda se lhes dava alguma fraqueza, e nós não íamos querer isso).
É por isso que tenho que concordar: há pessoas com uma vida muito difícil.
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por velociraptor às 22:39
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Segunda-feira, 07.10.13
A vida difícil dos tripulantes de cabine da TAP
Voar sem serviço de refeições a bordo tornou-se norma para os passageiros da TAP.
Por uma razão ou por outra, falta sempre um elemento do pessoal de cabine. Provavelmente, precisam de descansar. Mais um bocadinho.
Os aviões voam com a tripulação especificada pelas normas de segurança internacionais para cada aeronave, mas para o pessoal de cabine da TAP é pouco. Preferiam ter mais. Compreendo, dava menos trabalho a cada um. Estavam habituados e custa acordar para a nova realidade.
Quem ouve as suas queixas, exigências de melhores salários, mais tempo de descanso, até pensa que eles são uns explorados.
No entanto, chegou a altura de desmistificar isto.
Sabiam, por exemplo, que os tripulantes de cabine da TAP são dos mais bem pagos, quer por padrões europeus, quer por padrões dos EUA?
Que, segundo os dados do ICAO (o organismo das Nações Unidas dedicado ao transporte aéreo), relativos ao ano de 2008, os custos anuais médios per capita dos tripulantes de cabine da TAP (PNC) foram 71.792 USD?
E que, no caso da British Airways, esse valor é de 54.993 USD?
Ou seja, que os tripulantes de cabine da TAP recebem em média mais 30% que os da British Airways, a companhia de bandeira do Reino Unido? Compreende-se, Portugal é um país certamente mais rico que a Grã Bretanha, com um nível de vida mais alto, e portanto os salários deverão reflectir esse factor, não vamos querer que os nossos PNC passem fome.
Mas não fica por aqui. Os tripulantes de cabina da Virgin Atlantic (que não é propriamente uma low cost) representam um custo de 27,074 USD. Ou seja, os PNC da TAP custam 2,65 vezes mais que os da Virgin.
E se comparamos com a British Midland, uma companhia inglesa dedicada principalmente ao mercado doméstico, os valores são 21.676 USD, ou seja, os tripulantes da TAP custam 3,3 vezes mais. Leram bem, é mais do triplo, senhores!
Como é que é possível tamanho regabofe salarial?
Nos próximos posts vamos tentar conhecer melhor a realidade salarial da TAP (não vai ser fácil, pois esta é uma matéria sobre a qual há um certo secretismo), e perceber como os sindicatos ainda estão convencidos que vivem nos anos 1970 em pleno delírio pós-revolucionário.
Vamos também perceber quantas horas de facto trabalham, e conhecer o maravilhoso mundo desta profissão.
Mas preparem-se desde já para uma conclusão que é certa. Há pessoas que têm uma vida muito difícil.
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